sexta-feira, 11 de maio de 2012

Palestra sobre o MESC abre o XVIII Encontro Regional de Gestores em Uberaba


  Atendendo ao convite da Secretaria de Estado da Educação, por intermédio de sua Secretária Adjunta, Sra. Sueli Pires, a Defensora Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, procedeu à Palestra de Abertura do XVIII Encontro de Gestores Escolares com o foco "Mediação de Conflitos e Gestão Escolar", no dia 09 de maio, às 19:00 h., no Salão Verde da Casa do Folclore em Uberaba. O Encontro teve sua programação nos dias 09, 10 e 11 de maio, contando com a presença de 140 gestores, como Diretores de Escolas Públicas.
 
     A Palestra de Abertura contou com o estudo e a experiência da Defensora Pública Francis no tema da Mediação de Conflitos. A Defensora é mediadora de conflitos na Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, ex-professora de mediação do Curso de Aperfeiçoamento em Direitos Humanos da SEDS, estudiosa do assunto e criadora do MESC - Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar. Atualmente o referido Projeto Piloto vem sendo desenvolvido pioneiramente dentro de algumas escolas na capital mineira.

    A Palestrante deu início ao assunto citando Rubem Alves - "Escutatória" , e, iniciando a apresentação do tema, relembrou aos presentes a importância do conflito para a transformação social e gestão democrática. Apresentou os ganhos dos conflitos, como, por exemplo, exteriorizar as diferenças, delimitando os limites de reconstrução do espaço dialogal. Relembrou também que o conflito não deve ser ignorado, poddendo ser trabalhado com equilíbrio para chegar-se à reconstrução da relação entre os envolvidos, em diversos casos.
     Dando continuidade ao tema da mediação, foram apresentadas as características da técnica, suas origens, princípios e peculiaridades na gestão escolar. É importante salientar que deu-se destaque à figura do mediador, suas habilidades e competências. O aspecto motivacional não foi esquecido, sendo que foi destacada a importância da linguagem não verbal para a análise comportamental dos envolvidos.
  Finalizando, a palestrante fez a citação: "Em tempos de ventos de mudança, alguns constroem muralhas e outros constroem moinhos de vento", conclamando a todos a reagirem àquela brisa e  tornarem possível a mediação em suas escolas!

      Venha participar do movimento pró-mediação. Poste seu comentário, troque ideias sobre o tema nesse espaço e solicite informações sobre o Projeto. Esse espaço é de todos aqueles que acreditam na cultura de paz e na democracia na escola.