sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PARCERIAS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEFENSORIA PÚBLICA TOMAM NOVOS RUMOS


Secretaria de Educação fortalece ações para a promoção da paz nas escolas com assinatura de termos de cooperação técnica

PDFImprimirE-mail
  Parceria foi firmada com o Ministério Público e a Defensoria Pública de Minas Gerais
 

Para formalizar as ações em parceria que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) desenvolve com foco na mediação de conflitos no ambiente escolar foi assinado, na manhã desta sexta-feira (30), dois termos de cooperação técnica. Os documentos reforçam as parcerias da Secretaria com Defensoria Pública e o Ministério Público de Minas Gerais. A assinatura ocorreu durante o V Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), realizado em Belo Horizonte.

“Isto dá a moldura institucional para as ações em parcerias. Confere legitimidade a essas ações e, evidentemente, nos propicia desenvolver novas possibilidades. Esses termos mostram muito o grau de investimento dessas entidades em trabalhar conosco no universo da escola, para promover a cultura da paz”, explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Com a Defensoria Pública de Minas Gerais, a Secretaria oficializa as ações, já existentes, voltadas à capacitação de professores e alunos na área de mediação de conflitos. O trabalho é desenvolvido em 12 escolas públicas de Belo Horizonte.
O termo assinado com o Ministério Público de Minas Gerais, também visa fortalecer as ações desenvolvidas com as escolas. A parceria da Secretaria com o Ministério existe desde a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc), há um ano e meio. “Com a firmação deste termo de cooperação, nós vamos criar outros mecanismos, apontar para onde estão os rumos da educação. Neste ponto, a Secretaria de Educação é uma grande parceria do Ministério Público para que possamos engrandecer o nosso trabalho”, avaliou a promotora de justiça e coordenadora do Proeduc, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick.
Ainda durante a manhã, os cerca de 500 presentes, diretores de escolas, educadores, e representantes de diversos órgãos do poder público assistiram a uma palestra sobre ‘As políticas públicas da educação e a promoção da paz nas escolas’. Após a palestra, houve um momento para o debate que foi mediado pela secretária Ana Lúcia Gazzola e a defensora pública geral, Andrea Abritta Garzon Tonet.
Apresentações culturais
Na abertura do segundo dia do V Fórum de Promoção da Paz Escolar, houve a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. No encerramento da manhã, os participantes assistiram a uma apresentação de teatro de bonecos. A encenação foi conduzida pelo arte-educador  Chico dos Bonecos.
 
 

PROJETO MESC É FORMALIZADO EM PARCERIA COM A SEE/MG

FORPAZ: Representantes de mais de 500 escolas estarão na Cidade Administrativa nesta quinta-feira

Até sexta-feira, 500 educadores e gestores deverão passar pelo auditório JK, para participar do Fórum de Promoção da Paz Escolar já realizados em quatro municípios mineiros
 
Está tudo pronto para a próxima edição do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede que irá reunir até a próxima sexta-feira, 30, educadores e gestores pertencentes a 533 escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C. Juntas, as superintendências somam mais de 492 mil alunos. O encontro será realizado no auditório JK, da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Desde o início do segundo semestre, encontros para promoção da paz escolar vêm sendo realizados em todo o estado de Minas Gerais. Juiz de Fora, na Zona da Mata, Divinópolis, Patrocínio e Itajubá foram os municípios que já receberam o Fórum. Esta edição, que reuni as três metropolitanas para o Forpaz é a maior edição já produzida.
A "Justiça Restaurativa, suas dimensões e a influência em uma cultura de responsabilidade" será pela primeira vez apresentado no segundo dia de encontro, dia 30, pela psicóloga e especialista em Justiça Restaurativa, Monica Mumme. Este modelo de justiça busca atender as necessidades da vítima, ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, propiciando sua reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva. Atualmente esta modalidade de justiça existe somente em dois municípios de São Paulo, e em Minas está em andamento no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CIA).
Promotores e juízes de Minas Gerais também serão capacitados sobre métodos e procedimentos da Justiça Restaurativa por Mônica Mumme, palestrante desta edição do Forpaz. A implementação da Justiça Restaurativa é resultado de um acordo entre o Governo de Minas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).
“Mediação de Conflitos como Técnica Facilitadora do Trabalho em Rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”, será tema da defensora pública e coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, conhecido como MESC, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho.
Durante o ForPaz das Metropolitanas A, B e C será assinado igualmente o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretária de Estado de Educação (SEE) e Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais.
No âmbito da Defensoria Pública, o Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar prevê a capacitação de educadores de 12 escolas da rede estadual de ensino de Minas, e também de cinco representantes da Secretaria de Estado de Educação, convidados para se aprimorarem no tema. Três deles são analistas educacionais das SRE´s das Metropolitanas A, B e C.
O Ministério Público e a Secretaria de Estado de Educação irão efetivar a presença da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) no campo escolar. A Promotoria tem como objetivo principal cooperar permanentemente com os Centros de Apoio Operacional e com as Promotorias de Justiça, articular e multiplicar as ações do Ministério Público, tendo em vista a plena promoção da educação.
A promotora de justiça, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) irá proferir a palestra “Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, nesta quinta-feira, 28, com outros dois juízes e defensores públicos.

Haverá ainda nesta quinta-feira, a mesa “Articulação em Rede no Contexto Escolar”, além de discussões sobre “Ações de enfrentamento ao crack da Assembleia de Minas Gerais". A Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, estará presente no segundo dia de encontro, 30, quando falará sobre “As Políticas Públicas de Educação e a Promoção da Paz nas Escolas” junto ao presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Bosco.
Apresentações culturais, com teatro de bonecos fará também parte do cronograma. O Fórum terá início, nos dos dias, às 9h e seguirá com suas atividades até às 17h30.
 
Educação e Rede Minas
 
Durante o evento do ForPaz, os participantes poderão conferir algumas das produções feitas a partir da parceria da Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria de Estado de Educação, com a emissora Rede Minas. No espaço do auditório JK estão instalados três monitores que vão veicular, ao longo do evento, programas como as pílulas de Boas Práticas e o Roda de Conversa, especialmente a edição que teve como tema “Escola, Família e Comunidade”.
Além disso, participantes do Fórum serão entrevistados pela equipe da Rede Minas e terão seus depoimentos veiculados no programa Brasil das Gerais da próxima semana. Especialistas que farão palestras no Fórum a partir desta quinta estarão presentes no programa para discutir a cultura de paz nas escolas.
Outra ação a ser realizada a partir da parceria com a Rede Minas é a produção de um vídeo institucional sobre as ações do ForPaz em 2012. Outros filmes mais curtos, com duração de 30 segundos, serão produzidos pela emissora com mensagens de promoção à paz. Essas mensagens serão veiculadas na programação da Rede Minas a partir de 2013.
 
    

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO MESC SERÁ FORMALIZADO PELA SEE/MG E DPMG

                    DEFENSORIA PÚBLICA E SEE REALIZAM FORPAZ EM BELO HORIZONTE

A Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Assembleia Legislativa, realizam nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório Juscelino Kubitschek (Cidade Administrativa), o Fórum de Promoção da Paz Escolar – Forpaz – Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A abertura do evento acontece às 09 horas e, representando a Defensoria Pública, a coordenadora da área Criminal e do Forpaz, Roberta de Mesquita Ribeiro.
O encontro é destinado aos profissionais de educação e abrangerá os municípios da RMBH e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O fórum integra as ações previstas para a constituição da Rede de Capacitação e Promoção de Cultura da Paz nas Escolas.
Logo após a abertura oficial, às 09:30 horas, o defensor público,Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, coordenador da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível, fará a palestra “Sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente”. Na parte da tarde, às 13:30 horas, a coordenadora da área Criminal de Belo Horizonte, Roberta de Mesquita Ribeiro, apresenta o tema: Promoção da paz escolar e articulação em rede no contexto escolar”. Em seguida, às 15 horas, a defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Mesc/Forpaz, fala sobre o tema: “A mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”.

 

Assinatura de termo de cooperação

No dia 30 de novembro, às 09:30 horas, a defensora pública geral, Andréa Tonet, participa do debate “As políticas públicas de educação e a promoção da paz nas escolas”, junto com a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola e o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputado Bosco.

Logo após, a DPG Andréa Tonet e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, assinam termo de cooperação técnica para formalização do projeto de Mediação Escolar (Mesc).

Fonte: Ascom/DPMG (28/11/2012)

CURSO DE CAPACITAÇÃO DA 1ª TURMA DO PROJETO MESC INICIA-SE EM PARCERIA COM MÉRITO JUVENIL


                 Na data de 08 de novembro, durante a tarde, no espaço cedido pela Diretoria da EE. Maria de Salles, reuniram-se os jovens do Programa Mérito Juvenil inscritos para o Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos na Escola, em parceria com o Projeto MESC de iniciativa da Defensoria Pública e SEE/MG, e a euqipe promovedora do encontro, Marisa Fonseca, Cristina Baptista, "Zuza", integrantes da SEE/MG e Francis Coutinho, Defensora Pública e Coordenadora do Projeto.

                O primeiro encontro norteou-se pela temática da convivência no grupo e conhecimento do outro, realizando-se dinâmicas e mostras de vídeos atinentes ao propósito.

                 A conclusão do encontro foi de que não há como pretender-se trabalhar com a solução de conflitos sem ouvir, respeitar e conviver com as pessoas que nos cercam, contribuindo para uma cultura de paz.