terça-feira, 17 de julho de 2012

Defensora Francis participa de Reunião do FORPAZ na MAGISTRA

            A Defensora Francis participou de Reunião do FORPAZ, Fórum para a Promoção da Paz nas Escolas, realizada nesta data de 17.07.12, às 09:00 h. na MAGISTRA. Um dos temas principais do encontra encabeçado pela Secretária -Adjunta da Educação, Defensoria Pública e participantes da SEE, Guarda Municipal e convidados, foi a avaliação do Encontro Regional do FORPAZ realizado nos dias 05 e 06 na Superintendência de Juiz de Fora. O próximo encontro  regional do FORPAZ será em Divinópolis no final de agosto. A Defensora foi elogiada pelas palestras proferidas no primeiro dia sobre a Mediação de Conflitos como Técnica Facilitadora do Trabalho em  Rede e Estratégias Práticas e técnicas de mediação de conflitos para a Escola.

PROJETO MESC É TEMA DE ENTREVISTA NA RÁDIO INCONFIDÊNCIA


      A Defensora Pública e autora do Projeto MESC - Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, FRANCIS DE OLIVEIRA RABELO COUTINHO foi a convidada da Rádio Inconfidência nesta data de 17.07.12, no Programa Revista da Tarde, às 15:00 h., apresentado pela  renomada jornalista Beth Seixas, para apresentar o referido Projeto, explicar sua metodologia e seus objetivos com relação à violência nas escolas. A entrevistadora Beth Seixas indagou se a característica de participação voluntária dos atores da escola iria motivar os professores a participar, uma vez que os mesmos andam discrentes e sobrecarregados. A Defensora Francis rebateu a assertiva dizendo que a mediação é ferramenta para diminuição dos conflitos em sala de aula, aumento da qualidade de vida do educador e redução do stress e no ambiente de trabalho: "Se o professor aprende as nuances da técnica da mediação apredne, por exemplo, com a linguagem corporal do aluno, a identificar sua postura, aprendendo a interagir e modificar o meio, tornando-o mais amistoso.

O MESC já iniciou a execução em 3 escolas da capital mineira, pretendendo expandir para mais três no próximo mês. A parceria com o Programa Mérito Juvenil propiciará a capacitação de jovens para se tornarem monitores frente a outros jovens. O Projeto MESC será transformado em parceria entre a Defensoria Pública e Secretaria de Educação através da formalização de Convênio. A demanda de outras escolas públicas, como as municipais, já existe. O Projeto é piloto e vem testando a metodologia para aperfeiçoá-la e empreender sua aplicação em larga escala.