sexta-feira, 13 de julho de 2012

ANADEP = AssociaçãoNacional dos Defensores Públicos prestigia o trabalho do MESC






                                                  Ver endereço www. anadep. org.br
                                                   NOTÍCIAS   DIA 12.07.12

DEFENSORA FRANCIS RECEBE CONVITE PARA APRESENTAR PROJETO MESC NA EE. AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO

Sra. Zilda Beltrão (à direita)  e Professores
                   Sra. Diretora e Defensora Francis













A Orientadora Zilda Brandão convidou a Defensora Francis para visitar a EE. Amélia de Castro Monteiro e apresentar o Projeto MESC à Diretoria e professores. A autora do Projeto recebeu o convite com muita satisfação e compareceu na data de 11.07.12 para falar da iniciativa e conhecer a Instituição. A recepção foi carinhosa e os ouvintes mostraram-se atentos à exposição do MESC  e sua metodologia.

EE. LÚCIO DOS SANTOS SEGUE COM O PROJETO MESC








Funcionários e alunos da Escola participando do encontro com a Defensora Francis. A reunião contou com a Presença da Decana da Defensoria Pública, Defensora Pública Maria Auxiliadora Viana Pinto, ex-aluna da Instituição, que contribuição com sua experiência profissional.


PROJETO MESC É ASSUNTO NA RÁDIO ITATIAIA




A Defensora Pública Francis de O. Rabelo Coutinho, autora do Projeto MESC, cujo slogan é "Paz em Ação", foi a convidada do jornalista Eduardo Costa ontem, dia 12.07.12, 5ª feira,  e da ADEP , Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, para dizer sobre a iniciativa do referido projeto, suas ideias, metodologia, escolas que já estão sendo abraçadas pelo mesmo, e, ainda, debater sobre o tema violência nas escolas e o enfrentamento dos conflitos através da mediação escolar. A Defensora mostrou-se uma idealista, acreditando na mediação cmo técnica capaz de auxiliar na redução da violência. Em suas palavras "A reconstrução do diálogo e das relações interpessoais é o caminho para a cultura de paz nas escolas e o plantio para a democracia participativa". Os conflitos possuem ganhos que devem ser entendidos como o trabalho e reconhecimento das diferenças! Indagada sobre a participação maior das meninas nos incidentes, afirmou que é perigosa a afirmativa, pois os conflitos atingem todos os envolvidos, em que pese o destaque da mídia nesse sentido. A mulher participa, cada vez mais, do cenário nacional e é natural que se envolva em todas as questões...


segunda-feira, 9 de julho de 2012

4 de julho de 2012 - Fonte: Mérito Juvenil


Jovens serão treinados para mediar conflitos!

Jovens do programa Mérito Juvenil de Contagem (MG) serão treinados em mediação de conflitos para que se tornem agentes inibidores da violência nas escolas da região. A intenção é que um grupo de integrantes do Mérito faça o curso ministrado pelo Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC).

A iniciativa do curso partiu de um acerto entre a defensora pública e coordenadora do MESC, Drª Francis de Oliveira Rabelo, e a assistente social e coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Oliveira. Os detalhes foram acertados durante reunião, na sede da Defensoria Pública, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (29/06), e contou com a participação das integrantes do Programa Segurança com Cidadania das Nações Unidas, a ponto focal Cláudia Ocelli e a pesquisadora Cíntia Yoshihara, além da psicóloga e educadora do Mérito Juvenil, Juliene Dias.
O MESC é um projeto piloto criado em 2011, pela defensora pública Drª Francis, com o intuito de prevenir a violência no ambiente escolar. Ela explicou que escolas públicas com perfis de violência visível são escolhidas e a partir daí é feito um diagnóstico bem detalhado sobre a situação. Depois são realizados trabalhos de conscientização sobre a importância da paz nas escolas por meio de palestras, cursos e oficinas com professores, funcionários e alunos.

Dra. Francis de Oliveira Rabelo
Drª Francis explicou que um dos pontos fundamentais do projeto é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos. “É importante que eles sejam agentes inibidores da violência e incentivadores da cultura de paz intramuros, pois eles são os principais atingidos”, comentou. Segundo ela, a intenção é que o projeto seja inserido nas escolas de Contagem e o piloto aconteça em alguns colégios da região do Nacional, assim os jovens do Mérito, graças a familiaridades deles com o conceito de cidadania, fariam o curso de Mediação de Conflito para que se tornem multiplicadores da prática nas instituições da região metropolitana.
A ponto focal do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, Cláudia Ocelli, fez uma apresentação do projeto das Nações Unidas que faz um trabalho de combate e prevenção da violência com foco na juventude e também se mostrou muito otimista com a iniciativa. Segundo ela, seria muito importante que o Projeto do MESC fosse levado para as escolas estaduais do território. “Todo programa que combate a violência nas escolas e fortalece a cidadania é bem vindo e merece nosso apoio”, finalizou.
O Mérito Juvenil é uma das diversas iniciativas do Programa Conjunto Segurança com Cidadania das Nações Unidas e é promovido por meio de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
A coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Oliveira, considera a iniciativa muito importante para o fortalecimento e amadurecimento dos meninos do Mérito dentro da comunidade como agentes multiplicadores de uma cultura de paz. Além do que, segundo ela, é fundamental que os jovens da região possam trocar experiências com jovens de outros lugares possuidores dos mesmos problemas e angústias. “Nossa intenção é que os garotos comecem a ser capacitados no início de agosto”, explicou.
A educadora do Mérito Juvenil, Juliene Dias, afirmou que é importante conjugar idéias e esforços para novas iniciativas que possam tirar os jovens da marginalidade e fortalecer o senso de cidadania entre eles, um dos preceitos do Programa Mérito Juvenil.
Cláudia Ocelli, Cíntia Yoshiara, Lúcia Antônia e Juliene Dias
Os participantes do encontro afirmaram que a parceria é muito importante, pois possibilita a abertura de novos horizontes para a busca de uma cultura de paz por meio da ampliação da rede de mediadores de conflitos nas escolas.
Cláudia Ocelli, Cíntia Yoshiara, Lúcia Antônia, Drª Francis de Oliveira Rabelo, Marcelo Rebelo e Juliene Dias



DEFENSORA FRANCIS PARTICIPA COMO PALESTRANTE DA JORNADA REGIONAL DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA E FORPAZ EM JUIZ DE FORA

  1.  
 Defensora Pública e Mediadora de Conflitos Francis proferindo 1ª Palestra pela manhã do dia 05.07.12 no Instituto Metodista Granbery em Juiz de Fora acerca da "Mediação de Conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede:compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências".




 Defensora Francis compondo a Mesa de Abertura dos Trabalhos da Jornada Regional de Mediação de Conflitos na Escola em Juiz de Fora, ao lado de sua colega Deensora Roberta Mesquita Ribeiro, Presidente do FORPAZ.



                                                                              Educadora abraça a Palestrante e Defensora 
 Francis e o Prof. e colaborador do Projeto MESC, "Zuza"






Fala de Maria Cláudia, Chefe de Gabinete da Secretaria Adjunta de Educação, entre Sra. Raquel, Secretária Adjunta de Educação Básica e Sra. Belkis, Superintendente da SRE Juiz de Fora.


Defensora Francis e Defensora Roberta se cumprimentam e falam sobre o trabalho de cada uma e o prazer de estarem juntas no FORPAZ com o Projeto MESC.



Abertura do Evento com composição da Mesa dos Trabalhos.



Defensora Francis de Oliveira Rabelo Coutinho proferindo a 2ª Palestra - à tarde sobre "Noções Gerais sobre Técnicas de Mediação de Conflitos: estratégias práticas no planejamento de atividades".





Superintendente da Regional de Juiz de Fora, Profª Belkis Cavalheiro Furtado em sua fala na abertura dos trabalhos.



Dinâmica de Grupo com os participantes do Auditório Granbery - Juiz de Fora




Profissionais da educação trocam experiências na Dinâmica proposta para estabelecer a relação entre os elementos centrais ESTADO - SOCIEDADE - PROFESSOR - ALUNO utilizando os entes geométricos propostos, fundamentadamente.







Dinâmica "Arrebentando o Cerco" com os dois grupos participantes. A dinâmica possui o escopo de propiciar aos expectadores e participantes a noção clara do conflito na vida do ser humano e os comportamentos sociais que o envolvem.











Defensora Pública e colega da Defensora Francis, Dra. Roberta Mesquita Ribeiro, Presidente do FORPAZ, proferindo palestra no dia 06.07, aos atentos expectadores.





Defensora Roberta em sua palestra sobre a articulação na Rede FORPAZ e ECA.







MATÉRIA DO SITE DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Promover a cultura da paz nas escolas é aprender a mediar conflitos
Atividades serão realizadas durante I Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede
A promoção da paz escolar passa pela mediação de conflitos. E é este o aprendizado que cerca de 120 técnicos e diretores receberam durante a I Jornada Regional de Mediação Escolar, realizada em Juiz de Fora na última quinta-feira, (05/07). A atividade faz parte do I Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede, que segue até esta sexta no Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos, destacou durante a abertura do Fórum que o caráter pragmático como o diferencial do encontro e da parceria com a Defensoria Pública. “Não vamos acabar com o conflito, mas vamos aprender a fazer esta mediação. Os mecanismos e instrumentos para lidar com este tipo de situação devem ter como foco aprender a ouvir o outro, e este tem sido um desafio para toda a sociedade”, afirma.

A diretora da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Belkis Cavalheiro Furtado, vê a realização deste primeiro Fórum na cidade como o início da divulgação do trabalho em rede. “Começamos o trabalho aqui e teremos multiplicadores em todas as escolas, estaduais e municipais. Recebemos diretores de 97 escolas estaduais da região, e de 30 secretários municipais de educação”, completa.
Os fóruns regionais são iniciativas do Forpaz (Fórum de Promoção da Paz Escolar), que tem como parceiros a Secretaria de Estado de Educação (SEE), Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre outros. Ainda este ano, servidores de Governador Valadares, Uberaba, Belo Horizonte e região metropolitana e áreas afins, receberão o Fórum Regional do Forpaz.
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores serão estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
Programação de ações

Ao longo da Jornada, os presentes participaram de palestras que contemplam técnicas e abordagens relacionadas diretamente à mediação de conflitos, conduzidas pela Defensora Pública e mediadora de conflitos Francis de Oliveira Rabelo Coutinho. Dinâmicas de grupo aplicadas durante as apresentações trazem uma perspectiva diferente a respeito das condições geradoras de conflitos: “O conflito é um instrumento para ser ouvido. Todo jovem que começa um conflito quer, na verdade, ser ouvido”.


A defensora pública e coordenadora criminal da capital, Roberta de Mesquita Ribeiro, espera que os participantes da Zona da Mata voltem para as escolas onde trabalham motivados a mobilizar sua rede local. “É preciso que cada escola possa se articular diante de problemas que não são da educação, mas da sociedade. A expectativa é de criar multiplicadores, porque, se não houver articulação da rede, não vamos alcançar nosso objetivo”, diz.
O grupo, de pouco mais de 100 pessoas, será quatro vezes maior para o Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede, que começa às 9 horas da sexta-feira (06/07). Além de uma apresentação oficial do Forpaz, serão conhecidos exemplos bem-sucedidos de mediação de conflitos no ambiente escolar.
Bom exemplo em Juiz de Fora
Após passar por experiências na área de mediação de conflitos na Escola Estadual Professor Teodoro Coelho, a diretora da instituição, Lílian de Cássia Ramos Rodrigues, acredita que o Fórum tem proporcionado a direção e o apoio para o enfrentamento deste problema cada vez mais atual: “O gestor tem que ser mediador e psicólogo, e, na maior parte das vezes, agimos de forma leiga, tentando acertar. Por isso a capacitação é tão importante”, conclui.
Comunicação de Imprensa SEE/MG 05.07.12