segunda-feira, 9 de julho de 2012

4 de julho de 2012 - Fonte: Mérito Juvenil


Jovens serão treinados para mediar conflitos!

Jovens do programa Mérito Juvenil de Contagem (MG) serão treinados em mediação de conflitos para que se tornem agentes inibidores da violência nas escolas da região. A intenção é que um grupo de integrantes do Mérito faça o curso ministrado pelo Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC).

A iniciativa do curso partiu de um acerto entre a defensora pública e coordenadora do MESC, Drª Francis de Oliveira Rabelo, e a assistente social e coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Oliveira. Os detalhes foram acertados durante reunião, na sede da Defensoria Pública, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (29/06), e contou com a participação das integrantes do Programa Segurança com Cidadania das Nações Unidas, a ponto focal Cláudia Ocelli e a pesquisadora Cíntia Yoshihara, além da psicóloga e educadora do Mérito Juvenil, Juliene Dias.
O MESC é um projeto piloto criado em 2011, pela defensora pública Drª Francis, com o intuito de prevenir a violência no ambiente escolar. Ela explicou que escolas públicas com perfis de violência visível são escolhidas e a partir daí é feito um diagnóstico bem detalhado sobre a situação. Depois são realizados trabalhos de conscientização sobre a importância da paz nas escolas por meio de palestras, cursos e oficinas com professores, funcionários e alunos.

Dra. Francis de Oliveira Rabelo
Drª Francis explicou que um dos pontos fundamentais do projeto é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos. “É importante que eles sejam agentes inibidores da violência e incentivadores da cultura de paz intramuros, pois eles são os principais atingidos”, comentou. Segundo ela, a intenção é que o projeto seja inserido nas escolas de Contagem e o piloto aconteça em alguns colégios da região do Nacional, assim os jovens do Mérito, graças a familiaridades deles com o conceito de cidadania, fariam o curso de Mediação de Conflito para que se tornem multiplicadores da prática nas instituições da região metropolitana.
A ponto focal do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, Cláudia Ocelli, fez uma apresentação do projeto das Nações Unidas que faz um trabalho de combate e prevenção da violência com foco na juventude e também se mostrou muito otimista com a iniciativa. Segundo ela, seria muito importante que o Projeto do MESC fosse levado para as escolas estaduais do território. “Todo programa que combate a violência nas escolas e fortalece a cidadania é bem vindo e merece nosso apoio”, finalizou.
O Mérito Juvenil é uma das diversas iniciativas do Programa Conjunto Segurança com Cidadania das Nações Unidas e é promovido por meio de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
A coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Oliveira, considera a iniciativa muito importante para o fortalecimento e amadurecimento dos meninos do Mérito dentro da comunidade como agentes multiplicadores de uma cultura de paz. Além do que, segundo ela, é fundamental que os jovens da região possam trocar experiências com jovens de outros lugares possuidores dos mesmos problemas e angústias. “Nossa intenção é que os garotos comecem a ser capacitados no início de agosto”, explicou.
A educadora do Mérito Juvenil, Juliene Dias, afirmou que é importante conjugar idéias e esforços para novas iniciativas que possam tirar os jovens da marginalidade e fortalecer o senso de cidadania entre eles, um dos preceitos do Programa Mérito Juvenil.
Cláudia Ocelli, Cíntia Yoshiara, Lúcia Antônia e Juliene Dias
Os participantes do encontro afirmaram que a parceria é muito importante, pois possibilita a abertura de novos horizontes para a busca de uma cultura de paz por meio da ampliação da rede de mediadores de conflitos nas escolas.
Cláudia Ocelli, Cíntia Yoshiara, Lúcia Antônia, Drª Francis de Oliveira Rabelo, Marcelo Rebelo e Juliene Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário