quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Matéria do Site da SEE/MG do 2º Dia do FORPAZ em PATROCÍNIO

Articulação em rede: Caminho para a construção de ações práticas de promoção da cultura de paz nas escolas



  A promoção da paz no ambiente escolar se faz a partir da integração entre as escolas e os diferentes órgãos e entidades que podem auxiliar na construção de agendas positivas nas instituições de ensino e na elaboração de ações práticas. Visando a importância do trabalho em equipe, o tema central foi discutido no último dia do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’, realizado em Patrocínio, é o papel da atuação em rede para a promoção da paz escolar.
Durante a palestra ‘Articulação em Rede: Um caminho para Promoção da Paz Escolar’, o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG), Dr. Walter de Ernesto Ude Marques, ressaltou os desafios do trabalho em rede e que para eu haja a construção de uma articulação em rede é necessário conhecer todos os órgãos e entidades  e as ferramentas que eles oferecem.
O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Deputado Bosco, contou como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode integrar a rede Forpaz. “ A Assembleia já realizou o Fórum de Segurança Escolar por uma cultura de paz e nessa ação tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas mineiras. A nossa ação visa garantir recursos para os Fóruns e para a capacitação de mediadores, por exemplo. Tudo por meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O Plano é um instrumento de planejamento de médio prazo (com duração de quatro anos) responsável por definir o programa de trabalho do governo.
Já o Major Jarbas ressaltou qual pode ser o papel da Policia Militar na articulação com as escolas. “ Essa rede deve ser preventiva, de proteção e de acolhimento. Muitas ações que acontecem em casa, por exemplo,  acabam refletindo no ambiente escolar. A Polícia Militar deve atuar de forma preventiva, mas também coerciva, quando necessário”.
Articulação em rede na Superintendência Regional de Ensino  de Patrocínio
"Patrocínio já tem formas de articulações muito peculiares e tem muito a ensinar às outras sete Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A Superintendência desenvolve articulação prioritária com a Policia Militar de Minas Gerais, mas também com os órgãos de justiça, com os juizados, com a promotoria pública e tem muitas outras parcerias locais já consolidadas.  Com este Fórum, os educadores estão tendo a oportunidade de vislumbrar formas de articulação mais criativas, que deverão resultar em ações de prevenção das condições geradoras de violência em nossas escolas”, ressaltou a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Exemplos de articulação em rede
Durante o evento, também foram apresentados relatos de experiência de duas escolas estaduais que apostam na articulação em rede como ‘receita para o sucesso’. A Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, em Patos de Minas, tem como lema ‘ Somos mais Polivalente - Transformando a diferença em igualdade: ação gerando reflexão’ e é diante desse objetivo que a instituição diferentes tipos de parcerias.
“ As parcerias só têm trazido resultados positivos para a escola. Temos parceria com o  curso de psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas e por meio dele fazemos entrevistas com servidores e alunos para entender as necessidades da escola. Os alunos que precisam também têm acompanhamento medico. Outra parceria é com o Conservatório Municipal de Patos de Minas, onde nossos alunos participam de aulas de musicalização”, conta a diretora Maria Célia dos Reis Teixeira.
Já o ponto forte da Escola Estadual Professora Célia Lemos, em Patrocínio, é a inclusão. A escola atende a alunos portadores de necessidades especiais e conta com três salas de recursos, com atendimento em alfabetização e produção de material em Braile. Além disso, a escola atende a 80 alunos no projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação.
Rede para promoção da cultura de paz nas escolas
A rede formada a partir de diferentes parceiros busca atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.
A rede pela cultura da paz nas escolas inclui: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Secretaria de Assistência Social; Promotoria da Infância e Juventude; Poder Judiciário; Polícia Civil; Polícia Militar; Superintendências Regionais de Ensino (SREs); Secretaria de Estado de Educação (SEE); entre outros.
Fórum
O Forpaz é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), além de outros parceiros da rede, tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.
O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora, e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.
Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o III Forpaz também conta com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário