quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Matéria do Site da SEE/MG sobre o FORPAZ em Patrocínio


Mais que um momento para discutir a promoção da paz escolar, uma oportunidade de trocar experiências
Última atualização (Qui, 18 de Outubro de 2012 08:25) Qua, 17 de Outubro de 2012 14:14
Quatrocentos educadores trocam experiências sobre a promoção da paz nas escolas da rede estadual em Fórum no Alto Paranaiba
Os educadores Jane Aparecida Dornelas Souza e Alvimar de Souza Costa integram um grupo de cerca de 400 educadores das regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro que participam nesta quarta-feira (17/10) do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’. Eles buscam no evento não apenas discutir maneiras de promover a paz no ambiente escolar, mas também trocar experiências com os colegas. O III Forpaz está sendo realizado na cidade de Patrocínio.
 “Sou especialista na Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio. Minha escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e eu busco nesse evento maneiras de resolver algumas questões que são levadas para a escola. Além disso, a troca de experiências entre as escolas está sendo ótimas. Muitas dúvidas dos meus colegas são minhas também”, ressalta Jane Aparecida Dornelas Souza.
Já o diretor da Escola Estadual Dom Lustosa, também em Patrocínio, Alvimar de Souza Costa, destaca que a troca de experiências deve acontecer não apenas com seus pares, mas também com os diferentes órgãos que participam do Forpaz. “Podemos aprender muito com nossos colegas educadores, mas também com os integrantes de outros órgãos, como o Conselho Tutelar, Policia Militar, entre outros”.
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Sueli Pires, aponta a importância da realização do encontro para as escolas estaduais. “Desde o início da formatação do Forpaz nós fomos convidados para que pudéssemos trazer essa iniciativa para região do Triângulo. Estamos nos reunindo com os educadores para trazer uma proposta de articulação das redes locais.
Entre os eixos do Fórum está a capacitação em mediação de conflitos. No mundo contemporâneo existe conflitos em vários ambientes e entre eles está a escola, que atende a alunos e professores com diferentes perfis. Por isso, é importante capacitar não apenas educadores, mas também alunos. Estamos dando esse primeiro passo nessa regional e nas outras sete que participam do Forpaz. Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o Forpaz também contará com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
Neste Fórum da Paz, educadores avaliam também discussões e resultados da participação. Representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba estão presentes. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
O primeiro dia do Forpaz terá como tema central a mediação de conflitos. Por meio de palestras ministradas pela Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, os educadores irão discutir a importância da mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede e aprender algumas técnicas de mediação de conflito.
Forpaz
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores serão estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia. O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário