sábado, 15 de dezembro de 2012

VISITE A PÁGINA DO MESC NO FACEBOOK

             Por iniciativa de um aluno do Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos e integrante do Mérito Juvenil, seguido por seus colegas, também alunos e parceiros do MESC, foi criada a Fanpage do MESC no Facebook.
             O espaço é importante porque espelha o modo escolhido pelos parceiros jovens para sua comunicaçao e troca de ideias para  o Projeto.
              Na data de ontem, o Projeto MESC foi convidado a participar da apresentação de resultados das parcerias das agências da ONU com a Prefeitura de Contagem e a comunidade, em articulação em rede, no Programa Segurança com Cidadania.
               A Defensora Francis de O. Rabelo Coutinho apresentou o Projeto MESC como iniciativa que teve total apoio do executivo municipal, enfatizando o trabalho desenvolvido pela DPMG e SEE/MG no sentido de fortalecer as ações de paz nas escolas através do FORPAZ.
               A Defensora salientou que a primeira turma de mediadores formada foram os jovens de Contagem e do Mérito que continuaram o trabalho nas escolas, chamando-os ao palco para cantarem para o público presente, dentre esses, a Prefeita de Contagem Marília Campos e diversas outras autoridades.
               Várias atrações se seguiram como números de Rappy de jovens locais.
             O espaço é importante porque espelha o modo escolhido pelos parceiros jovens para sua comunicaçao e troca de ideias para  o Projeto.              Na data de ontem, o Projeto MESC foi convidado a participar da apresentação de resultados das parcerias das agências da ONU com a Prefeitura de Contagem e a comunidade, em articulação em rede, no Programa Segurança com Cidadania.               A Defensora Francis de O. Rabelo Coutinho apresentou o Projeto MESC como iniciativa que teve total apoio do executivo municipal, enfatizando o trabalho desenvolvido pela DPMG e SEE/MG no sentido de fortalecer as ações de paz nas escolas através do FORPAZ.               A Defensora salientou que a primeira turma de mediadores formada foram os jovens de Contagem e do Mérito que continuaram o trabalho nas escolas, chamando-os ao palco para cantarem para o público presente, dentre esses, a Prefeita de Contagem Marília Campos e diversas outras autoridades.               Várias atrações se seguiram como números de Rappy de jovens locais.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PARCERIAS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEFENSORIA PÚBLICA TOMAM NOVOS RUMOS


Secretaria de Educação fortalece ações para a promoção da paz nas escolas com assinatura de termos de cooperação técnica

PDFImprimirE-mail
  Parceria foi firmada com o Ministério Público e a Defensoria Pública de Minas Gerais
 

Para formalizar as ações em parceria que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) desenvolve com foco na mediação de conflitos no ambiente escolar foi assinado, na manhã desta sexta-feira (30), dois termos de cooperação técnica. Os documentos reforçam as parcerias da Secretaria com Defensoria Pública e o Ministério Público de Minas Gerais. A assinatura ocorreu durante o V Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), realizado em Belo Horizonte.

“Isto dá a moldura institucional para as ações em parcerias. Confere legitimidade a essas ações e, evidentemente, nos propicia desenvolver novas possibilidades. Esses termos mostram muito o grau de investimento dessas entidades em trabalhar conosco no universo da escola, para promover a cultura da paz”, explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Com a Defensoria Pública de Minas Gerais, a Secretaria oficializa as ações, já existentes, voltadas à capacitação de professores e alunos na área de mediação de conflitos. O trabalho é desenvolvido em 12 escolas públicas de Belo Horizonte.
O termo assinado com o Ministério Público de Minas Gerais, também visa fortalecer as ações desenvolvidas com as escolas. A parceria da Secretaria com o Ministério existe desde a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc), há um ano e meio. “Com a firmação deste termo de cooperação, nós vamos criar outros mecanismos, apontar para onde estão os rumos da educação. Neste ponto, a Secretaria de Educação é uma grande parceria do Ministério Público para que possamos engrandecer o nosso trabalho”, avaliou a promotora de justiça e coordenadora do Proeduc, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick.
Ainda durante a manhã, os cerca de 500 presentes, diretores de escolas, educadores, e representantes de diversos órgãos do poder público assistiram a uma palestra sobre ‘As políticas públicas da educação e a promoção da paz nas escolas’. Após a palestra, houve um momento para o debate que foi mediado pela secretária Ana Lúcia Gazzola e a defensora pública geral, Andrea Abritta Garzon Tonet.
Apresentações culturais
Na abertura do segundo dia do V Fórum de Promoção da Paz Escolar, houve a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. No encerramento da manhã, os participantes assistiram a uma apresentação de teatro de bonecos. A encenação foi conduzida pelo arte-educador  Chico dos Bonecos.
 
 

PROJETO MESC É FORMALIZADO EM PARCERIA COM A SEE/MG

FORPAZ: Representantes de mais de 500 escolas estarão na Cidade Administrativa nesta quinta-feira

Até sexta-feira, 500 educadores e gestores deverão passar pelo auditório JK, para participar do Fórum de Promoção da Paz Escolar já realizados em quatro municípios mineiros
 
Está tudo pronto para a próxima edição do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede que irá reunir até a próxima sexta-feira, 30, educadores e gestores pertencentes a 533 escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C. Juntas, as superintendências somam mais de 492 mil alunos. O encontro será realizado no auditório JK, da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Desde o início do segundo semestre, encontros para promoção da paz escolar vêm sendo realizados em todo o estado de Minas Gerais. Juiz de Fora, na Zona da Mata, Divinópolis, Patrocínio e Itajubá foram os municípios que já receberam o Fórum. Esta edição, que reuni as três metropolitanas para o Forpaz é a maior edição já produzida.
A "Justiça Restaurativa, suas dimensões e a influência em uma cultura de responsabilidade" será pela primeira vez apresentado no segundo dia de encontro, dia 30, pela psicóloga e especialista em Justiça Restaurativa, Monica Mumme. Este modelo de justiça busca atender as necessidades da vítima, ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, propiciando sua reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva. Atualmente esta modalidade de justiça existe somente em dois municípios de São Paulo, e em Minas está em andamento no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CIA).
Promotores e juízes de Minas Gerais também serão capacitados sobre métodos e procedimentos da Justiça Restaurativa por Mônica Mumme, palestrante desta edição do Forpaz. A implementação da Justiça Restaurativa é resultado de um acordo entre o Governo de Minas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).
“Mediação de Conflitos como Técnica Facilitadora do Trabalho em Rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”, será tema da defensora pública e coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, conhecido como MESC, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho.
Durante o ForPaz das Metropolitanas A, B e C será assinado igualmente o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretária de Estado de Educação (SEE) e Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais.
No âmbito da Defensoria Pública, o Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar prevê a capacitação de educadores de 12 escolas da rede estadual de ensino de Minas, e também de cinco representantes da Secretaria de Estado de Educação, convidados para se aprimorarem no tema. Três deles são analistas educacionais das SRE´s das Metropolitanas A, B e C.
O Ministério Público e a Secretaria de Estado de Educação irão efetivar a presença da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) no campo escolar. A Promotoria tem como objetivo principal cooperar permanentemente com os Centros de Apoio Operacional e com as Promotorias de Justiça, articular e multiplicar as ações do Ministério Público, tendo em vista a plena promoção da educação.
A promotora de justiça, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) irá proferir a palestra “Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, nesta quinta-feira, 28, com outros dois juízes e defensores públicos.

Haverá ainda nesta quinta-feira, a mesa “Articulação em Rede no Contexto Escolar”, além de discussões sobre “Ações de enfrentamento ao crack da Assembleia de Minas Gerais". A Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, estará presente no segundo dia de encontro, 30, quando falará sobre “As Políticas Públicas de Educação e a Promoção da Paz nas Escolas” junto ao presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Bosco.
Apresentações culturais, com teatro de bonecos fará também parte do cronograma. O Fórum terá início, nos dos dias, às 9h e seguirá com suas atividades até às 17h30.
 
Educação e Rede Minas
 
Durante o evento do ForPaz, os participantes poderão conferir algumas das produções feitas a partir da parceria da Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria de Estado de Educação, com a emissora Rede Minas. No espaço do auditório JK estão instalados três monitores que vão veicular, ao longo do evento, programas como as pílulas de Boas Práticas e o Roda de Conversa, especialmente a edição que teve como tema “Escola, Família e Comunidade”.
Além disso, participantes do Fórum serão entrevistados pela equipe da Rede Minas e terão seus depoimentos veiculados no programa Brasil das Gerais da próxima semana. Especialistas que farão palestras no Fórum a partir desta quinta estarão presentes no programa para discutir a cultura de paz nas escolas.
Outra ação a ser realizada a partir da parceria com a Rede Minas é a produção de um vídeo institucional sobre as ações do ForPaz em 2012. Outros filmes mais curtos, com duração de 30 segundos, serão produzidos pela emissora com mensagens de promoção à paz. Essas mensagens serão veiculadas na programação da Rede Minas a partir de 2013.
 
    

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO MESC SERÁ FORMALIZADO PELA SEE/MG E DPMG

                    DEFENSORIA PÚBLICA E SEE REALIZAM FORPAZ EM BELO HORIZONTE

A Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Assembleia Legislativa, realizam nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório Juscelino Kubitschek (Cidade Administrativa), o Fórum de Promoção da Paz Escolar – Forpaz – Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A abertura do evento acontece às 09 horas e, representando a Defensoria Pública, a coordenadora da área Criminal e do Forpaz, Roberta de Mesquita Ribeiro.
O encontro é destinado aos profissionais de educação e abrangerá os municípios da RMBH e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O fórum integra as ações previstas para a constituição da Rede de Capacitação e Promoção de Cultura da Paz nas Escolas.
Logo após a abertura oficial, às 09:30 horas, o defensor público,Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, coordenador da Defensoria Especializada da Infância e Juventude Cível, fará a palestra “Sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente”. Na parte da tarde, às 13:30 horas, a coordenadora da área Criminal de Belo Horizonte, Roberta de Mesquita Ribeiro, apresenta o tema: Promoção da paz escolar e articulação em rede no contexto escolar”. Em seguida, às 15 horas, a defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Mesc/Forpaz, fala sobre o tema: “A mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”.

 

Assinatura de termo de cooperação

No dia 30 de novembro, às 09:30 horas, a defensora pública geral, Andréa Tonet, participa do debate “As políticas públicas de educação e a promoção da paz nas escolas”, junto com a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola e o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputado Bosco.

Logo após, a DPG Andréa Tonet e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, assinam termo de cooperação técnica para formalização do projeto de Mediação Escolar (Mesc).

Fonte: Ascom/DPMG (28/11/2012)

CURSO DE CAPACITAÇÃO DA 1ª TURMA DO PROJETO MESC INICIA-SE EM PARCERIA COM MÉRITO JUVENIL


                 Na data de 08 de novembro, durante a tarde, no espaço cedido pela Diretoria da EE. Maria de Salles, reuniram-se os jovens do Programa Mérito Juvenil inscritos para o Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos na Escola, em parceria com o Projeto MESC de iniciativa da Defensoria Pública e SEE/MG, e a euqipe promovedora do encontro, Marisa Fonseca, Cristina Baptista, "Zuza", integrantes da SEE/MG e Francis Coutinho, Defensora Pública e Coordenadora do Projeto.

                O primeiro encontro norteou-se pela temática da convivência no grupo e conhecimento do outro, realizando-se dinâmicas e mostras de vídeos atinentes ao propósito.

                 A conclusão do encontro foi de que não há como pretender-se trabalhar com a solução de conflitos sem ouvir, respeitar e conviver com as pessoas que nos cercam, contribuindo para uma cultura de paz.


sábado, 10 de novembro de 2012

Projeto MESC segue com a parceria com o Programa Mérito Juvenil



DPMG INICIA CAPACITAÇÃO DE JOVENS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

No dia 29 de outubro, a Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), por meio do Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), iniciou, com aula inaugural, a capacitação em mediação de conflitos de jovens integrantes do Programa Mérito Juvenil de Contagem (MG).
Durante a abertura da aula inaugural, a Defensora Pública-Geral, Andréa Abritta Garzon Tonet, parabenizou a coordenadora do projeto, Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, e os jovens participantes da capacitação. “O núcleo estudantil deve ser construtivo e formar cidadãos de caráter e valor, mas a escola pode ser também palco de tensões, brigas e de processos de autodestruição. Vocês, jovens aqui presentes, escolheram ser agentes transformadores do ambiente escolar e construtores do futuro”, afirmou a DPG.
8064
Compuseram a mesa de abertura: representando a Secretaria de Estado de Educação, José Lopes Sobrinho; representando a prefeita de Contagem, a assessora Cristina Gouvea de Figueiredo; Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho; Defensora Pública-Geral, Andréa Tonet; Coordenadadora da DPDH e Defensora Pública Ana Cláudia da Silva Alexandre; e a coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira
Abordando o tema “Direitos Humanos”, a Defensora Pública Ana Cláudia da Silva Alexandre, proferiu palestra para os jovens, contextualizando o tema frente às necessidades do ser humano no mundo capitalista e sociedade de consumo. A Defensora salientou a importância dos valores e a necessidade do autoconhecimento, para possibilitar o conhecimento do outro e a atuação em prol do social.
A segunda palestra da aula inaugural ficou a cargo da coordenadora do projeto, Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, que convidou os jovens a refletirem sobre a capacitação e a se apresentarem, mencionando sua idade, escolaridade e sua experiência com o bullying. A Defensora Pública trabalhou ainda o conceito de conflito, diferenciando-o da violência, e contextualizando-o historicamente.
8097
Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho propõe reflexão sobre conflito e diversidade
A capacitação é fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública e o Programa Mérito Juvenil, com a participação da Secretaria de Estado da Educação, parceira do projeto Mesc. A mediação de conflitos é instrumento de cultura de paz e contribui para prevenir e minimizar situações de violência entre os jovens.
As próximas etapas da capacitação serão as aulas práticas, que acontecerão nas escolas estaduais onde os jovens atuarão como monitores do projeto Mesc.

Fonte: Ascom / DPMG (09/11/2012)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DEFENSORA FRANCIS PROFERE PALESTRA DURANTE TODA A MANHÃ NO ENCONTRO DA SRE GOVERNADOR VALADARES NO HOTEL TAUÁ/ CAETÉ

Encontro propicia a troca de experiências entre educadores da Superintendência de Governador Valadares

 
Mais de 200 educadores participam de palestras e oficinas sobre boas práticas em gestão escolar
Cerca de 200 diretores, analistas pedagógicos e inspetores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares encerram nesta quarta-feira (31-10) a participação no ‘I Encontro de Gestores, Inspetores e Analistas’. O evento, que é promovido pela Superintendência, está sendo realizado desde a última terça-feira (30-10) e aborda diferentes temas que permeiam o dia a dia do gestor escolar.
“O Encontro tem entre seus objetivos subsidiar os diretores no desenvolvimento do seu trabalho nos diferentes contextos escolares. Isso abrange os processos de planejamento, implementação e avaliação das ações pedagógicas, entre outros”, ressalta a diretora educacional da Superintendência, Enedina Andrade Farias Matos.
Durante o encontro, os gestores estão fazendo a análise do caderno de boas práticas do diretor, documento elaborado pela Secretaria de Estado de Educação, que aponta como deve ser a administração da escola em diferentes dimensões da gestão, como a administrativa, a pedagógica e a financeira.
Além disso, duas diretoras terão a oportunidade de fazer o relato das experiências que desenvolvem nas escolas onde atuam. Entre elas, está a diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, de Governador Valadares, Agueda Maria da Silva Marcelio. Segundo a gestora, a escola desenvolve um trabalho a partir das avaliações internas e externas. “Começamos com diagnóstico dos alunos e a partir daí planejamos as ações que serão desenvolvidas. Também fazemos o monitoramento de como estão acontecendo as ações nas salas de aula. Em seguida, fazemos uma avaliação com os alunos e com base nos resultados nos reunimos de novo e voltamos a planejar. Continuamos com o que deu certo e corrigimos as falhas”. A diretora destaca ainda a importância do encontro para o desenvolvimento do seu trabalho. “Esse evento é de uma valia muito grande, porque reafirma o que está dando certo e nos aponta novos caminhos para corrigir as falhas”.
No evento, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, discutiu com os educadores a função pedagógica dos inspetores escolares no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Já os analistas do PIP da Superintendência, analisaram com os diretores os Planos de Intervenção Pedagógica, que foram criados no Dia D, em parceria com a comunidade escolar. “Eles estão orientando as escolas, por exemplo, para que elas possam observar se as metas foram bem elaboradas”, ressalta Enedina Andrade Farias Matos.
Momento pela paz

Para auxiliar na promoção de uma cultura de paz nas escolas estaduais da SRE de Governador Valadares, a Coordenadora Criminal da Capital e Coordenadora do Forpaz, Dra. Roberta de Mesquita Ribeiro e a Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, proferiram palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a cultura da paz nas escolas, respectivamente.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AULA INAUGURA A CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PARA JOVENS DO PROGRAMA MÉRITO JUVENIL

AULA INAUGURA A CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PARA JOVENS DO PROGRAMA MÉRITO JUVENIL
Nesta segunda-feira (29/10), a partir das 14:30 horas, acontece, no salão nobre da Defensoria Pública, aula inaugural do curso de capacitação em mediação de conflitos para os jovens que integram o programa Mérito Juvenil.  Os adolescentes serão capacitados pela Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, por meio do projeto MESC, coordenado pela defensora Francis de Oliveira Rabelo Coutinho.
O curso está organizado em cinco encontros teóricos, de quatro horas/aula cada um e vinte horas/aulas de prática nas escolas estaduais, onde estes jovens atuarão como monitores do projeto MESC.
A capacitação é uma parceria da Defensoria Pública e o programa Mérito Juvenil com a participação da Secretaria de Estado da Educação, que é parceira do projeto MESC. A mediação de conflitos é instrumento de cultura de paz e contribui para prevenir e minimizar situações de violência entre os jovens.
convite mesc
 
Fonte: Ascom/DPMG (29/10/2012)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROJETO MESC RECEBE JOVENS DO MÉRITO JUVENIL PARA AULA INAUGURAL NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


A DEFENSORIA PÚBLICA APRESENTA O PROJETO MESC AOS JOVENS DO MÉRITO JUVENIL

 A Defensoria no dia 04 de outubro, recebeu 17 jovens que participam do Programa Mérito Juvenil, da agência Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI) – executora do programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Contagem.  O encontro foi coordenado pela Defensora Pública Francis Rabelo Coutinho, coordenadora do projeto de Mediação Escolar “Paz e Ação” (MESC).
O evento teve como objetivo apresentar as diretrizes do projeto MESC aos participantes do programa Mérito Juvenil. Estes jovens desempenharão o papel de formadores e multiplicadores da cultura de paz nas escolas.  Eles serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos entre os alunos e demais atores da escola.
Participaram do encontro a coordenadora do projeto Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira; a psicóloga Juliene Dias; a mediadora de conflitos do PNUD, Cintia Machado Gonçalves Soares e representando a prefeitura de Contagem, Cristina Gouveia de Figueiredo. 
 
Na próxima 2ª feira, 29 de outubro os mesmos jovens serão novamente recebidos como convidados para a AUla Inaugural do Curso de Capacitação do qual participarão sobre mediação de conflitos.
 
a DSC06526
Defensora Francis Coutinho e os participantes do Programa Mérito Juvenil que serão multiplicadores do projeto MESC nas escolas
Convidados
Os defensores públicos Lucas Diz Simões e Maria Auxiliadora Viana Pinto, ambos da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, foram convidados a participar da reunião para falar sobre a Instituição e o papel do defensor público.
Falando sobre a Defensoria Pública, Maria Auxiliadora Viana Pinto explicou aos jovens que a Instituição é responsável por cuidar dos interesses daqueles que não podem constituir advogado para ter acesso à justiça. “A Defensoria Pública é um direito de todo cidadão brasileiro e por isso tem o dever de prestigiar, acolher, tratar com carinho aquele que precisa dela. Cada vez que uma pessoa procura a Justiça e consegue ter apoio, ser bem assistido, independente do resultado de sua sentença, ele está exercendo sua cidadania, seu direito de defesa. O defensor público trabalha em prol do assistido e também da própria Instituição para que esta se torne cada vez mais forte”, ressaltou a defensora.
a DSC06529
Para Maria Auxiliadora Viana Pinto o defensor público deve ter alma de defensor, ter misericórdia e ser capaz de compreender o sofrimento do outro
O defensor Lucas Diz Simões iniciou sua participação enfatizando, também, a Defensoria Pública como um direito do cidadão, garantido pela Constituição Federal, assim como outros direitos fundamentais como saúde, transporte público, lazer e educação. “Mas na prática não é bem assim que funciona, por isso a Defensoria Pública, além de direito, é uma garantia, pois desempenha o papel de garantir aos cidadãos que não têm condições financeiras, os demais direitos constitucionais”, explicou.
Lucas Simões ressaltou, também, que a Defensoria Pública não atua somente no âmbito da Justiça. “A Defensoria desempenha um papel de defesa do cidadão que vai além da judicial. É de sua natureza o papel mediatário, não só de questões judiciais, mas como políticos e legislativos, de garantia dos direitos humanos”, completou.
Programa Mérito Juvenil
Após a participação dos defensores convidados, a coordenadora do projeto Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira, apresentou o programa, voltado para o protagonismo juvenil, onde os participantes estabelecem metas para a construção de um futuro melhor. O programa possui quatro eixos de atividades: desenvolvimento de esporte, cultura e lazer; desenvolvimento de habilidades e talentos; jornada de aventura; e serviço voluntário comunitário, onde o jovem, ao ingressar no Mérito Juvenil, deve desenvolver pelo menos uma atividade, dentro de cada uma destas quatro áreas.
MESC
Logo após, a defensora Francis Rabelo Coutinho, apresentou o projeto MESC – Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, que tem como slogan "Paz em Ação". Francis Coutinho explicou aos participantes que a metodologia do MESC é baseada no conceito que de a paz é um bem precariamente conquistado para aqueles que sabem lidar com o conflito. “Sua metodologia aplica a mediação transformativa às relações escolares onde os atores – alunos, professores e funcionários – participam, enquanto voluntários, da capacitação como mediadores para a prática da técnica dentro do espaço criado na escola”, explicou.
O projeto piloto será desenvolvido em doze escolas de Belo Horizonte e RMBH. São elas: Metropolitana B: EE. Maurício Murgel, EE. Ricardo Souza Cruz, EE. Lúcio dos Santos, EE. Bernardo Monteiro, EE. Silviano Brandão e EE. Israel Pinheiro (Contagem); Metropolitana A: EE. Prof. Renaro Azeredo (Vespasiano), EE. Prof. Guerino Casassanta (Ribeirão das Neves) e EE. Lafaiette Gonçalves (Santa Luzia); Metropolitana C: EE. Zoroastro Viana (Sabará), EE. Prof. Milton Campos (Estadual Central) e Instituto de Educação.
Francis Coutinho destacou a importância da parceria interinstitucional entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Educação para o desenvolvimento do MESC. “A Instituição deixa de atuar sozinha, para trabalhar em conjunto. Isto é muito importante, pois é o reconhecimento do papel da DPMG como agente formador e transformador da realidade social”.
Os jovens receberam material sobre a Defensoria Pública e a cartilha sobre a atuação extrajudicial do defensor “Ensinar, prevenir e conciliar”, além de garrafas e camisetas cedidas pela ADEP-MG. Logo após foi realizada uma dinâmica sobre o sentido da felicidade e a busca de valores para a vida. No final foi definida a agenda para os encontros de capacitação do grupo, que serão realizados em novembro.
Ainda no mês de outubro, nos dias 25 e 26, a coordenadora do projeto, defensora pública Francis Coutinho, vai ministrar curso de mediação para 120 profissionais da educação, na MAGISTRA - "A escola da escola", parceria da DPMG com a SEE/MG.
a DSC06520
Coordenadores do programa Mérito Juvenil em Contagem e os defensores públicos Francis Rabelo Coutinho, Maria Auxiliadora Viana Pinto, Lucas Diz Simões e Eduardo Cyrino Generoso
Fonte: Ascom/DPMG (16/10/2012)

ssor Interinstitucional da DPMG, Eduardo Cyrino Generoso, abriu o encontro

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FORPAZ É TEMA NA RÁDIO INCONFIDÊNCIA NA VOZ DA DEFENSORA ROBERTA MESQUITA

              
FÓRUM DE PROMOÇÃO DA PAZ ESCOLAR É O TEMA DO “REVISTA DA TARDE” DESTA TERÇA (23/10)
Nesta terça-feira (23/10), a Defensora Pública titular da Defensoria Pública da Infância e Juventude da Capital, Coordenadora Criminal da Capital e Coordenadora do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), Roberta de Mesquita Ribeiro (foto), participa do Programa “Revista da Tarde” para falar sobre o Forpaz.
Durante o programa, Roberta de Mesquita vai explicar o que é o Fórum, quais são os resultados do trabalho desenvolvido e quais as ações que a Defensoria Pública tem realizado para promover a paz escolar.

robertamesquitacertaagosto
As responsabilidades das escolas, da sociedade e dos estudantes também serão abordados pela Defensora, que vai esclarecer ainda como os profissionais da educação e os cidadãos devem proceder para buscar o apoio da Defensoria Pública para promover a paz no ambiente escolar.
A entrevista é veiculada ao vivo no horário de 15h15min. Para ouvir a Rádio Inconfidência AM, o ouvinte deverá sintonizar 880.
Todas as terças-feiras, um Defensor Público participa ao vivo do Programa "Revista da Tarde" e responde às perguntas feitas pela apresentadora Débora Rajão.
Para ouvir os arquivos das gravações já veiculadas, acesse www.inconfidencia.com.br
Fonte: Ascom / DPMG (23/10/2012)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Matéria do Site da SEE/MG do 2º Dia do FORPAZ em PATROCÍNIO

Articulação em rede: Caminho para a construção de ações práticas de promoção da cultura de paz nas escolas



  A promoção da paz no ambiente escolar se faz a partir da integração entre as escolas e os diferentes órgãos e entidades que podem auxiliar na construção de agendas positivas nas instituições de ensino e na elaboração de ações práticas. Visando a importância do trabalho em equipe, o tema central foi discutido no último dia do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’, realizado em Patrocínio, é o papel da atuação em rede para a promoção da paz escolar.
Durante a palestra ‘Articulação em Rede: Um caminho para Promoção da Paz Escolar’, o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG), Dr. Walter de Ernesto Ude Marques, ressaltou os desafios do trabalho em rede e que para eu haja a construção de uma articulação em rede é necessário conhecer todos os órgãos e entidades  e as ferramentas que eles oferecem.
O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Deputado Bosco, contou como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode integrar a rede Forpaz. “ A Assembleia já realizou o Fórum de Segurança Escolar por uma cultura de paz e nessa ação tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas mineiras. A nossa ação visa garantir recursos para os Fóruns e para a capacitação de mediadores, por exemplo. Tudo por meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O Plano é um instrumento de planejamento de médio prazo (com duração de quatro anos) responsável por definir o programa de trabalho do governo.
Já o Major Jarbas ressaltou qual pode ser o papel da Policia Militar na articulação com as escolas. “ Essa rede deve ser preventiva, de proteção e de acolhimento. Muitas ações que acontecem em casa, por exemplo,  acabam refletindo no ambiente escolar. A Polícia Militar deve atuar de forma preventiva, mas também coerciva, quando necessário”.
Articulação em rede na Superintendência Regional de Ensino  de Patrocínio
"Patrocínio já tem formas de articulações muito peculiares e tem muito a ensinar às outras sete Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A Superintendência desenvolve articulação prioritária com a Policia Militar de Minas Gerais, mas também com os órgãos de justiça, com os juizados, com a promotoria pública e tem muitas outras parcerias locais já consolidadas.  Com este Fórum, os educadores estão tendo a oportunidade de vislumbrar formas de articulação mais criativas, que deverão resultar em ações de prevenção das condições geradoras de violência em nossas escolas”, ressaltou a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Exemplos de articulação em rede
Durante o evento, também foram apresentados relatos de experiência de duas escolas estaduais que apostam na articulação em rede como ‘receita para o sucesso’. A Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, em Patos de Minas, tem como lema ‘ Somos mais Polivalente - Transformando a diferença em igualdade: ação gerando reflexão’ e é diante desse objetivo que a instituição diferentes tipos de parcerias.
“ As parcerias só têm trazido resultados positivos para a escola. Temos parceria com o  curso de psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas e por meio dele fazemos entrevistas com servidores e alunos para entender as necessidades da escola. Os alunos que precisam também têm acompanhamento medico. Outra parceria é com o Conservatório Municipal de Patos de Minas, onde nossos alunos participam de aulas de musicalização”, conta a diretora Maria Célia dos Reis Teixeira.
Já o ponto forte da Escola Estadual Professora Célia Lemos, em Patrocínio, é a inclusão. A escola atende a alunos portadores de necessidades especiais e conta com três salas de recursos, com atendimento em alfabetização e produção de material em Braile. Além disso, a escola atende a 80 alunos no projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação.
Rede para promoção da cultura de paz nas escolas
A rede formada a partir de diferentes parceiros busca atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.
A rede pela cultura da paz nas escolas inclui: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Secretaria de Assistência Social; Promotoria da Infância e Juventude; Poder Judiciário; Polícia Civil; Polícia Militar; Superintendências Regionais de Ensino (SREs); Secretaria de Estado de Educação (SEE); entre outros.
Fórum
O Forpaz é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), além de outros parceiros da rede, tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.
O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora, e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.
Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o III Forpaz também conta com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

Matéria do Site da SEE/MG sobre o FORPAZ em Patrocínio


Mais que um momento para discutir a promoção da paz escolar, uma oportunidade de trocar experiências
Última atualização (Qui, 18 de Outubro de 2012 08:25) Qua, 17 de Outubro de 2012 14:14
Quatrocentos educadores trocam experiências sobre a promoção da paz nas escolas da rede estadual em Fórum no Alto Paranaiba
Os educadores Jane Aparecida Dornelas Souza e Alvimar de Souza Costa integram um grupo de cerca de 400 educadores das regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro que participam nesta quarta-feira (17/10) do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’. Eles buscam no evento não apenas discutir maneiras de promover a paz no ambiente escolar, mas também trocar experiências com os colegas. O III Forpaz está sendo realizado na cidade de Patrocínio.
 “Sou especialista na Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio. Minha escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e eu busco nesse evento maneiras de resolver algumas questões que são levadas para a escola. Além disso, a troca de experiências entre as escolas está sendo ótimas. Muitas dúvidas dos meus colegas são minhas também”, ressalta Jane Aparecida Dornelas Souza.
Já o diretor da Escola Estadual Dom Lustosa, também em Patrocínio, Alvimar de Souza Costa, destaca que a troca de experiências deve acontecer não apenas com seus pares, mas também com os diferentes órgãos que participam do Forpaz. “Podemos aprender muito com nossos colegas educadores, mas também com os integrantes de outros órgãos, como o Conselho Tutelar, Policia Militar, entre outros”.
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Sueli Pires, aponta a importância da realização do encontro para as escolas estaduais. “Desde o início da formatação do Forpaz nós fomos convidados para que pudéssemos trazer essa iniciativa para região do Triângulo. Estamos nos reunindo com os educadores para trazer uma proposta de articulação das redes locais.
Entre os eixos do Fórum está a capacitação em mediação de conflitos. No mundo contemporâneo existe conflitos em vários ambientes e entre eles está a escola, que atende a alunos e professores com diferentes perfis. Por isso, é importante capacitar não apenas educadores, mas também alunos. Estamos dando esse primeiro passo nessa regional e nas outras sete que participam do Forpaz. Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o Forpaz também contará com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
Neste Fórum da Paz, educadores avaliam também discussões e resultados da participação. Representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba estão presentes. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
O primeiro dia do Forpaz terá como tema central a mediação de conflitos. Por meio de palestras ministradas pela Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, os educadores irão discutir a importância da mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede e aprender algumas técnicas de mediação de conflito.
Forpaz
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores serão estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia. O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.

Jornada de Mediação e Projeto MESC participam do FORPAZ em Patrocínio

                    Foi realizado essa semana, nos dias 17 e 18 do mês corrente, durante todo o dia, o Encontro FORPAZ na cidade de Patrocínio, parceria da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, ALEMG e Secretaria de Educação.

                     O evento contou com um público de aproximadamente 420 pessoas, tendo sido prestigiado por representantes de vários municípios da Superintendência de Ensino de Patrocínio. Diversas autoridades compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, como o Prefeito Lucas, Secretária Adjunta de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires,  Superintendente de Patrocínio Prof. João,Major Jarbas, Deputado Bosco, Promotora de Justiça Luciana, Coordenadora das Superintendências Eunice, Sec. Municipal de Educação, Prof. Eurípedes e as Defensoras Roberta de Mesquita Ribeiro, Coordenadora do FORPAZ e Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, Mediadora de Conflitos e Corodenadora do Projeto MESC, "Paz em Ação".

                     A Defensora Francis ministrou palestra sobre o tema da Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Compreendendo as Diferenças) durante todo o dia 17.10, propiciando o alcance teórico do tema e a prática e sensibilização através de dinâmicas.

                      A mediação de conflitos, sem dúvida, é instrumento de pacificação social e de cultura de paz nas escolas.

                       A palestrante ainda enfatizou a importância de se ter uma visão aberta e crítica sobre a paz, abraçando o conceito de que a "Paz é um bem precariamente conquistado para aqueles que sabem lidar com os conflitos".

     No dia de hoje, várias palestras serão apresentadas sobre a importância da articulação em rede.


Mesa de Abertura do Evento com a presença de autoridades

Palestrante Francis de O. Rabelo Coutinho
Defensora e Palestrante Francis em fala ao auditório repleto
Momento de reflexão na Dinâmica sobre "Zona de Conforto" e Diversidade
Momento de escontração da palestrante Francis e plateia
Dinâmica com a plateia ouvindo música e de olhos fechados
Secretária Adjunta de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires em discurso de abertura


Defensora e Coordenadora do FORPAZ em discurso de abertura
Dr. Lucas, Prefeito de Patrocínio









Dep. Bosco, apoiador do movimento FORPAZ desde seu incremento no Fórum de Segurança nas Escolas


Palestrante Francis apresentando conceito crítico sobre PAZ




                  

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto MESC expande nas escolas da Metropolitana A


                     Na última 4ª feira, a Defensora Francis reuniu-se com a Superintendente Desirée, analista Cristina e três Diretores de Escolas Públicas Estaduais que integraram recentemente o Projeto, Diretor Djalma de Vespasiano, Diretora Márcia de Santa Luzia e Diretor Joubert de Ribeirão das Neves. O Projeto foi apresentado em sua metodologia, tendo os presentes discutido acerca das peculiaridades das escolas parceiras. A Defensora Francis ficou impressionada com o empenho e dedicação demonstrados pelos diretores presentes, pois que as escolas em que figuram como gestores já tiveram sérios problemas relacionados a todo tipo de conflitos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Novas Escolas da Superintendência de Ensino da Metropolitana C ingressam no Projeto MESC

                  Na última 2ª feira, a Defensora Francis reuniu-se com a Superintendente Elci, da Metropolitana C, na Rua Congonhas, Bairo Santo Antônio, juntamente com a analista e assessora Marisa e três Diretores de escolas estaduais que ingressaram no Projeto MESC. A EE. Zoroastro de Sabará, com o Diretor Leonardo esteve presente; a EE. Prof. Milton Campos - Estadual Central, com seu Diretor Jefferson também compareceu e o Instituto de Educação, com o Diretor Diogo.
                  A reunião foi marcada por longa e proveitosa conversa sobre os rumos da educação e os conflitos atuais nas escolas. A problematização de cada estabelecimento foi exposta e discutida no viés dos instrumentos do Projeto a serem aplicados. Todos os presentes sentiram-se à vontade para expor suas expectativas e esclarecimentos sobre o papel que cabe a cada um como integrante do Projeto Piloto. A Superintendente Elci expõs, com sabedoria, sua expriência adquirida em muitos anos de atuação na educação.
                   A Defensora Francis demonstrou satisfação pelo depósito de tão grande confiança dos presentes no Projeto e salientou a carga de responsabilidade de todos para manter acesa a chama da cultura de paz nas escolas que iniciaram a mediação de conflitos.
                    Foi marcada a agenda das primeiras visitas in loco para conhecimento das escolas e apresentação da equipe de trabalho do gestor.

Projeto MESC concretiza parceria com jovens do Mérito Juvenil

         Defensora Pública e Coordenadora do Projeto MESC - Mediação Escolar, cujo slogan é "Paz em Ação" reuniu-se com 17 jovens do Programa Mérito Juvenil, da agência AVSI da ONU para a apresentação do trabalho e concretização da parceria já discutida. Acompanharam a reunião na sede da Defensoria Pública, 10º andar, sala do Conselho Superior da Instituição, na data de 04 de outubro às 15:00 h. a Coordenadora do Mérito Lúcia Antônia, a integrante e psicóloga Juliene, a mediadora de conflitos do PNUD, Cíntia e senhora Cristina, representando a Prefeita de Contagem. Estiveram presentes ainda os Defensores Públicos Eduardo Cirino Generoso, representando  a DPG, o Defensor e Coordenador da Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Lucas e a Defensora Pública Maria Auxiliadora Viana Pinto. Os dois últimos defensores foram convidados a falar sobre o papel do Defensor Público para os jovens presentes e um pouco da Instituição.

         Os profissionais da educação que integram a equipe do MESC estiveram presentes durante todo o dia, organizando o evento juntamente com a Defensora Francis: Zuza, Cristina e Marisa.

          O evento programado teve como objetivo apresentar as linhas gerais do Projeto MESC para os jovens do Mérito, bem como mostrar aos mesmos sua participação no Projeto enquanto formadores e multiplicadores da cultura de paz nas escolas através da ação como monitores de mediação, instruindo outros jovens nas escolas públicas estaduais onde se encontram o Projeto, prevenindo, minimizando e solucionando conflitos entre os alunos e demais atores da escola.

          Os jovens receberam material da DPMG, como pasta, cartilha e folders da instituição, bem como garrafas e camisetas cedidas pela ADEP e administração.

           Os jovens participaram de uma dinâmica sobre o sentido da felicidade e a busca de valores para a vida, ouviram a Defensora Francis apresentar o Projeto e definiram, em conjunto, a agenda para os 6 encontros para a capacitação em novembro.







            Ao final, foi servido um saboroso lanche aos presentes.