quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ARTICULAÇÃO EM REDE E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: INSTRUMENTOS PARA UMA ESCOLA SEGURA E CIDADÃ


REGIONAIS DE ENSINO APRESENTAM TRABALHOS DE ARTICULAÇÃO EM REDE COM FOCO NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ
Ações dão continuidade às propostas do Fórum de Promoção da Paz Escolar
Na manhã do dia 11 de setembro foi realizada a ‘1ª Videoconferência do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz)’, na Magistra, em Belo Horizonte. Na ocasião, os participantes avaliaram a primeira edição do Fórum realizado em Juiz de Fora, no mês de julho e apresentaram os trabalhos em desenvolvimento na área de mediação de conflitos. As experiências e impressões sobre o Fórum foram debatidas com as oito Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata, participantes da primeira edição, e da Superintendência de Divinópolis, que sediou o segundo Forpaz no mês de agosto.
Para que as discussões do Fórum ganhem ações práticas, é necessário que promover uma articulação em rede entre as instituições e entidades que podem colaborar para a promoção da paz. “É importante pensar a possibilidade de agendas positivas que agreguem os parceiros nessa grande rede de cultura da paz”, lembrou a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Na Superintendência de Juiz de Fora, por exemplo, as capacitações e debates promovidos no Forpaz ajudaram na intervenção de situações de mediação de conflitos a partir de uma articulação. “Com o Fórum, nós desencadeamos várias atividades e reuniões com as redes e equipes de mediações de conflitos. Soubemos reunir os órgãos e as entidades que atuam na área do direito da criança e do adolescente. Em um trabalho em parceria com a escola, orientamos os diretores nas ações específicas”, explicou a diretora da regional de Juiz de Fora, Belkis Cavalheiro Furtado.
Crédito fotos: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho (1ª, à esquerda) e a coordenadora do Forpaz, Defensora Pública Roberta de Mesquita Ribeiro (ao centro) durante a videoconferência

Ainda em Juiz de Fora, foi apresentada uma proposta de auxílio às escolas na abordagem do tema. A ideia é criar um espaço no site da Superintendência destinado à mediação de conflitos. Em um primeiro momento, a ação será desenvolvida apenas no município de Juiz de Fora. Na página da regional, educadores e familiares poderão ter acesso à informação das instituições que integram a rede de mediação de conflitos na cidade. Além disso, as escolas também serão orientadas a quais instituições deveriam recorrer de acordo com a natureza do conflito.
“Todos ficamos encantamos com essa proposta, pois se trata de uma metodologia de articulação, levantamento de informações para a constituição de um banco de dados. Nós sabemos o quanto os nossos diretores e inspetores têm passado dificuldades em lidar com essas situações. Acreditamos que este é o caminho”, destacou a secretária-adjunta Sueli Pires.
Trabalhos desenvolvidos em outras regionais também foram apresentados durante a videoconferência. A Superintendência de Ubá, por exemplo, passou a integrar uma rede existente município de Ubá e solicitou a participação da Defensoria Pública.
Em Divinópolis, a Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração aproveitou a última semana, em que foi comemorada a ‘Semana da Pátria’, para fazer um trabalho dentro da temática da paz. O incentivo à cordialidade veio através de painéis e trabalhos com textos e música. A temática também foi lembrada nas Escolas Estaduais Chico Marçal, Quincas Lacerda e Escola Especial Dona Mazé, localizadas no município de Moema. Juntas, as escolas realizaram a ‘Passeata pela Paz’. A trilha sonora do evento ficou por conta de outra escola da rede, a Escola Estadual Antônio Martins.
Forpaz
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) possibilita a discussão e elaboração de propostas com foco na promoção de uma cultura da paz nas escolas de Minas Gerais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
As duas primeiras edições do Forpaz foram realizadas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em Divinópolis, no Centro do Estado. Durantes esses dois encontros, foram apresentados relatos de experiências que já colhem resultados positivos no enfrentamento das situações de violência no ambiente escolar.
Durante os dias 18, 20 e 28 de setembro, serão realizados os encontros do Forpaz das Superintendências de Ensino Metropolitana B, C e A na sede da Magistra.
 
Forpaz: mobilização em prol da cultura da paz escolar
                        Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (19/09/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário