quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FORPAZ e PROJETO MESC - Defensoria Pública em parceria a favor da cultura de paz


        

Educadores discutem a promoção da paz no ambiente escolar


I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz da SRE Metropolitana B conta com a presença de representantes de escolas estaduais e municipais de Belo Horizonte e de entidades que fazem parte do dia a dia das escolas

Escolas de Belo Horizonte e região metropolitana iniciaram nesta terça-feira (18-09) discussões que envolvem a disseminação da promoção da cultura de paz nas escolas e a troca de experiências entre os diversos atores que fazem parte do dia a dia da educação mineira.  Mais de 100 gestores de escolas estaduais e municipais, que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, além de representantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte, da Defensoria Pública, entre outras entidades, participam do ‘I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz da SRE Metropolitana B’.
O Encontro é uma preparação para o Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) que vai contemplar educadores das SREs Metropolitanas A, B e C e de Ouro Preto. O Fórum deve ser realizado no final do mês de novembro. Durante a reunião, os participantes assistem a palestras que destacam a importância do Fórum como espaço de articulação em rede e discutem a mediação de conflitos no ambiente escolar.
“Aqui estão reunidos gestores da maioria das escolas que participam do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e que pertencem a jurisdição da SRE Metropolitana B. Nos mesmos moldes o encontro será realizado com educadores das Metropolitanas A e C.Esses gestores irão trazer a experiência que já têm para discutir conosco e tomar consciência das parcerias da SEE e dos membros do Forpaz”, destaca a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
Cristina Andrade Pereira Costa é diretora da Escola Estadual Carmo Giffoni, no bairro Jatobá, em Belo Horizonte. A gestora conta o que espera do Encontro. “A minha escola está localizada em uma área de grande vulnerabilidade social. Espero aqui obter ideias e novas estratégias para prevenir e solucionar conflitos que possam surgir no ambiente escolar. Existem muitos conflitos que surgem do lado de fora, mas acabam sendo levados para dentro da escola”.
Forpaz
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.
Escola Viva, Comunidade Ativa
O projeto da Secretaria de Estado de Educação tem foco em escolas estaduais localizadas em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social. A partir do envolvimento dos alunos, professores, pais e moradores do entorno, em atividades culturais, esportivas e recreativas, o ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’ busca promover a interação para que se estabeleçam relações de maior proximidade e compartilhamento de experiências entre os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário